Celulares no Brasil e América Latina e uso de Mobile Marketing

Quase 400 milhões de usuários de celulares em 2014 na América Latina

Mais 2,9% virão em 2015, chegando a 407 milhões

O número de usuários de celulares na América Latina está crescendo a uma velocidade bem menor que em anos anteriores. eMarketer estima que o número de usuários tenha crescido 4,2% em 2014, chegando a 396 milhões na região. Um terço destes usuários vivem no Brasil, com mais 78,2 milhões no México 32 milhões na Colômbia e 30 milhões na Argentina.

emarketer latam 2014

eMarketer estima que o crescimento vai reduzir, chegando a 2% em 2018, quando então teremos 435 milhões na América Latina. Como a velocidade de crescimento de usuários celulares será pouco superior à velocidade de crescimento da população, a penetração ficará estagnada por volta dos 2/3 da população da América Latina.

Smartphones e internet móvel estão realmente em crescimento na América Latina.

O que acontece na realidade é que o mercado de internet móvel focará na substituição dos “telefones normais”(feature phones), pelos mais avançados e cheios de recursos, smartphones. Desta forma, diante destas circunstâncias, o eMarketer prevê a expansão em dois dígitos do número de usuários de smartphones e usuários de internet móvel, totalizando 220 e 317 milhões respectivamente em 2018. A explicação para o maior número de usuários de internet móvel é o fato de muitas pessoas ainda utilizarem os telefones mais simples como gateway para o acesso a internet.

Como usual, o Brasil lidera a adoção de smartphones. eMarketer estima que o número de usuários no país irá crescer 25,1% neste ano, chegando a 49 milhões. Talvez este número seja afetado pelo baixo crescimento econômico do país, mas certamente há demanda para tal. Brasil, México e Colômbia são os países com o maior número de usuários smartphone e também com o maior crescimento até 2018. O número de usuários combinados de smartphone destes países irá representar 2/3 do total.

O Brasil lidera o uso de internet móvel, incluindo a navegação com telefones mais simples. Em termos absolutos, são cerca de 71 milhões de usuários em 2014. México, por outro lado, tem a maior penetração de usuários móveis com 57,7%. Brasil tem 51,3%. Os dois países juntos representaram 59,5% de todos os usuários móveis da América Latina no ultimo ano. A tendência é que esta realidade assim fique até 2018, quando então outros países aumentem sua participação de mercado.

EUA dominam o mercado global de propaganda e também digital

De acordo com os dados abaixo, também da eMarketer, EUA continuam dominando com folgas o mercado global de propagandas, com cerca de US$ 180 bilhões no último ano. Também são os líderes globais em gastos com mídias digitais, incluindo os aparelhos smartphones descritos acima.

top 5 gastos com marketing no mundo

O Brasil teve no mesmo período US$ 20,4 bilhões de gastos em propaganda. Isto é 9 vezes menor do que nos EUA. Em termos de mídia digital foram gastos US$ 2,88 bilhões. Este número é, por sua vez, 17 vezes maior do que o gasto no Brasil. Em comparação, o gasto com propagandas nos celulares foi de US$ 272 milhões no Brasil. Neste caso, a diferença é ainda maior. Os EUA gastam hoje 70 vezes mais que no Brasil neste mercado. Enquanto nos EUA as propagandas nos aparelhos móveis representam 10% do mercado, no Brasil Mobile Marketing equivale a somente 1% do mercado total.

Os números acima de uso de aparelhos celulares e de internet móvel no Brasil são interessantes. No entanto, percebe-se que ainda há um grande caminho a percorrer no que tange o uso deste mesmos dispositivos para o mercado de propaganda. Enquanto mercados mais desenvolvidos já possuem parcelas significativas de seus gastos com propagandas em mídias digitais, no Brasil este número ainda é pequeno. Na Inglaterra, por exemplo, 47% dos gastos com propagandas foram digitais. Nos EUA este número foi de 28%, enquanto no Brasil somente 14%.

É importante mencionar, que o tipo de propaganda, campanha ou tecnologia tem que ser analisado caso a caso. Nem tudo funciona para todos os mercados, pois tem as estratégias tem que estar em linha com os objetivos das empresas, orçamentos e naturalmente o perfil do cliente. A WSI tem vasta experiência internacional neste área e consegue analisar o seu caso. Venha conhecer nossos serviços! Você vai se surpreender com os resultados.

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